Consultoria trabalhista: porque ela é indispensável para empresas e empregados?

Consultoria trabalhista: porque ela é indispensável para empresas e empregados?

A consultoria trabalhista como medida preventiva para empresas e empregados é a solução ideal para auxiliar as duas partes sobre as regulamentações e as atualizações trabalhistas.

Os processos judiciais trabalhistas são exaustivos, geram despesas e demandam tempo. Para evitar punições referentes à Legislação trabalhista e a Reforma Trabalhista, o ideal é receber uma consultoria especializada.

Esta ação visa orientar e regular empresas e colaboradores referente às normas e as novas modalidades sem nenhuma violação e nem infração. Resguardando e informando ambas as partes.

Quer entender o porquê é indispensável a consultoria trabalhista, leia este conteúdo até o fim e esclareça!

Tem dúvidas sobre indenizações ou precisa de assessoria trabalhista? Fale conosco, será um prazer lhe atender!

O que é consultoria trabalhista?

advogado realizando uma consultoria trabalhista

Para empresas, a consultoria trabalhista é uma medida de prevenção, auxiliando nos processos de recursos humanos como:

  • elaboração de contratos de trabalho;
  • processos de admissão e demissão de funcionários;
  • carga horária regulamentada pelo sindicato específico e banco de horas;
  • adequação das descrições de pagamentos e premiações, contidas em folha de pagamento;
  • verificação das regras de segurança do trabalho;
  • cumprimento de pró-labore para os sócios;
  • orientação sobre as funções dos colaboradores e o cuidado para não ocorrer desvios de atividades;
  • adaptação de contratos para colaboradores sem vínculo empregatício.

No caso da consultoria trabalhista para empregados, o propósito é orientar o mesmo se há, ou se houve infrações no modelo de contratação de acordo com a legislação e a reforma.

Por que a consultoria trabalhista é importante?

reunião de advogados

A consultoria trabalhista para empresas é importante para otimizar a estrutura organizacional, de acordo com as leis trabalhistas e a atualização da reforma. 

Com a Reforma Trabalhista de 2017, a Lei 13.467 trouxe mudanças nas modalidades de contratação e regulamentação da relação trabalhista. E é comum dúvidas sobre a mesma por parte da empresa e do empregado.

Para a empresa, ser orientada é sinônimo de manter vínculos empregatícios ordenados e evitar brechas na relação trabalhista com os colaboradores. 

Evitando penalidades como multas, punições e condenações judiciais para a empresa ou também para o colaborador. Pois, este último pode evitar entrar em processos judiciais sem embasamento na lei, gerando despesas e penalidades para o trabalhador.

Além de oferecer suporte de consultoria trabalhista para empresas, para empregados e também consultoria para sindicatos, confira.

Como funciona a consultoria trabalhista para empresas?

A consultoria é realizada através de análises de todos os documentos do recursos humanos e acompanhamento das práticas de trabalho de cada função.

Buscando identificar aberturas ou problemas tanto na parte contratual quanto nas rotinas, deste modo sugerindo soluções para regularizar. Este trabalho precisa ser realizado por bons profissionais experientes e com know how como advogada trabalhista de BH.

Para o trabalhador, esta consultoria figura brechas as quais cabem penalidades a empresa ou ao mesmo. Orientando os mesmos a como proceder para receber indenização trabalhista ou prevenindo e orientando os mesmos, para não entrar em causas judiciais às quais não há condições legais de ganharem as causas.

Principais motivos para a contratação de um consultor trabalhista?

consultoria trabalhista

O motivo central da contratação de um(a) consultor(a) trabalhista para empresas é para auxiliar a organização a funcionar dentro das normas e vedando brechas. 

Evitando assim ter enormes gastos com causas trabalhistas.

No caso do funcionário, a contratação de um profissional que atua com seriedade, transparência e conhecimento informando as possibilidades de alegações coerentes para iniciar um processo ou para não mover o mesmo.

Listamos abaixo 4 motivos para a contratação de consultoria trabalhista para empresas.

1º motivo de contratação de consultoria trabalhista: Estruturação interna

A consultoria analisa todos os departamentos tanto no que concerne às rotinas quanto na questão administrativa e de recursos humanos.

Oferecendo apontamentos para melhores práticas e organização dentro dos princípios da legislação trabalhista e da setorização do negócio.

2º motivo de contratação de consultoria trabalhista: Otimização da relação empregador e empregado

A consultoria esclarece dúvidas de empregados e empregadores, esclarecendo e cumprindo tudo que é de direito de ambas as partes.

Deste modo, tornando a relação alinhada de acordo com os direitos e deveres de ambas as partes. 

Criando satisfação nos trabalhadores que irão se sentir respeitados pela transparência e por terem seus direitos cumpridos, fortalecendo o vínculo e a fidelidade do maior ativo das empresas que é a mão de obra qualificada.

3º motivo de contratação de consultoria trabalhista: Segurança e transparência nos contratos

A consultoria analisa os contratos de trabalho, e se preciso refaz os mesmos com o propósito de torná-los transparentes e adequados à legislação.

Retirando toda ambiguidade e aplicando tudo que é legal e correto, com direitos e deveres com o intuito de proteger o estabelecimento e o colaborador de ações judiciais.

4º motivo de contratação de consultoria trabalhista: controle e redução do passivo trabalhista

Como as relações trabalhistas são acompanhadas pela consultoria, deste modo identifica rotinas inadequadas e que desrespeitam a lei em vigor. Deste modo, minimiza os desgastes em processos e os custos.

Tornando menos oneroso o passivo trabalhista que a empresa terá que gastar em processos judiciais, com multas e indenizações, se caso for necessário.

Diferenças entre consultoria preventiva e consultoria reativa

advogados conversando

A consultoria reativa é aquela que já atua diretamente em ocorrências já em andamento. Com o objetivo de regularizar a empresa, para diminuir os impactos negativos com prejuízos e também para não permanecer com brechas.

A exemplo disso, no caso da empresa temos processos trabalhistas já acionados na justiça por parte de funcionário ou ex-funcionário.

No caso de empregados, a consultoria reativa é possível para verificar as altas do processo, e também acompanhar se as alegações do representante pela causa estão adequadas ou se pode se posicionar por outras brechas na lei. 

Enquanto, a consultoria preventiva avalia toda a empresa como diz o próprio nome, buscando prevenir irregularidades em todos os setores. 

Averiguando as atividades, se ocorre desvio de funções, se há enquadramento em insalubridade, auxilia a implementar o PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Este evidencia se as atividades desempenhadas geram risco de desgastes e problemas de saúde a médio e a longo prazo.

Além disso, verifica contratos trabalhistas, direitos e deveres concedidos aos colaboradores como passagem, auxílio alimentação, salário, premiações, carga horária, descanso, férias e todas as documentações, como contratos e folha de pagamento com todas as descrições.

Já no caso do funcionário, a consultoria trabalhista preventiva proporciona orientações sobre possíveis causas que podem gerar indenização trabalhista. Para conhecer melhor sobre indenização trabalhista confira este artigo completo.

Vantagens consultoria trabalhista preventiva

advogado assinado contrato

Agora que já foi explicado e demonstrado o quanto a consultoria preventiva é mais econômica e funcional na gestão da empresa e no esclarecimento do empregado, do que na consultoria reativa.

Receba a melhor consultoria trabalhista em Belo Horizonte, otimizando sua organização! Fale conosco!

Além de todos benefícios citados anteriormente, segue mais 04 vantagens da consultoria trabalhista preventiva para empresas.

Segurança por estar cumprindo a lei

As empresas geralmente iniciam funcionamento, sem um setor jurídico interno e para estar em conformidade com a lei, é essencial contratar a consultoria trabalhista. 

Tanto para as relações trabalhistas com CLT- Consolidação das Leis do Trabalho quanto às relações contratuais.

Existe legislação específica para ambos, e ter a consultoria oferece segurança em estar cumprindo todos os deveres e direitos trabalhistas.

Além de, atualizar e manter os setores da empresa sempre organizados e atualizados dentro das normas e da reforma trabalhista.

Segurança em diminuir os custos e os riscos com processos

A consultoria atualiza todos os benefícios citados no artigo, deste modo reduzindo as lacunas que podem gerar processos trabalhistas que resultam em altas indenizações.

Além de melhorar a gestão da empresa, adaptando as relações contratuais de acordo com os melhores modelos, dentro das normas legais, para reduzir despesas com a folha de pagamento. E sem retirar benefícios, somente adequando.

Além da satisfação dos colaboradores por terem seus direitos assistidos e em dia.

Prevenção de problemas

Através da consultoria é possível evitar problemas eventuais com direitos trabalhistas mapeando todos os processos internos para resolver irregularidades e prevenir problemas.

Como por exemplo, regularização de datas de férias, folha de pagamento ajustada com salário, comissão e premiações. Além de orientação com a instalação de relógio eletrônico, pagamento e atualização de banco de horas, dentre várias outras situações.

Deste modo, antecipando e prevenindo eventuais problemas, com consultoria trabalhista.

Interpretação e aplicação da Lei

Não basta conhecer a lei, é preciso interpretar e contextualizar com outras normas legislativas e decisões judiciais.

Pois, somente conhecer a lei não é o bastante para fechar as brechas que permitem que o trabalhador promova uma ação judicial.

É preciso levar em consideração o parecer jurídico e avaliando de acordo com as melhores soluções para a empresa. 

Análise detalhada

Através da consultoria será realizada análise detalhada de cada função e de todos os processos da empresa.

Garantindo soluções adequadas para cada setor, promovendo ajustes e adequações visando respeitar todas as normas e reformas trabalhistas.

Evitando processos judiciais e adequando com qualidade os melhores direcionamentos de acordo com a legislação e as normas coletivas com o propósito de prevenir riscos para a empresa.

Assessoria trabalhista: consulte um advogado trabalhista de confiança

Todas as vantagens citadas sobre consultoria trabalhista são ofertadas por profissionais especializados com experiência na área, conhecimento prático e resultados endossados por seus clientes.

Todas estas características representam a Doutora Thais D’ Afonseca advogada trabalhista, uma empresa com mais de 20 anos de atuação em Direito, que promove ética, transparência e proximidade ao cliente.Precisa de receber consultoria trabalhista para empresas ou para você? Receba atendimento especializado e conheça todos os serviços da Advogada trabalhista.