Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional? Tudo o que você precisa saber

Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional? Tudo o que você precisa saber

Você sabe nos dizer qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional? Sabe ainda relatar pontos específicos de cada uma destas situações e como elas podem impactar dentro de um ambiente profissional? Ou ainda, sabe em quais casos é possível obter uma indenização por acidente de trabalho?

Bem sabemos que, dentro de um ambiente profissional, estamos sujeitos a passar por situações que envolvem certos riscos. Neste sentido, temos que os trabalhadores podem também desenvolver algum tipo de doença por conta de sua atividade, principalmente quando desempenhada por longos períodos de tempo.

Sendo assim vamos com este post demonstrar, de maneira clara, as particularidades de cada uma destas duas realidades. Tudo isso a fim de que você consiga compreender como elas afetam um ambiente de trabalho e, da mesma forma saber seus direitos em cada situação em especial.

O que é acidente de trabalho?

Ao buscarmos saber o que é acidente de trabalho, estamos pretendendo obter conhecimentos a respeito de uma situação na qual pode ser mais recorrente do que se imagina dentro de um espaço profissional.

Desta maneira, o acidente de trabalho se caracteriza como sendo um cenário no qual o empregado acaba por se submeter a alguma lesão em seu corpo. Pode ser entendido também como sendo um tipo de perturbação que possa vir a acarretar a capacidade de trabalho do mesmo, seja por tempo reduzido, indeterminado ou até em caráter definitivo como ocorre em alguns casos.

O que é considerado doença ocupacional? 

Por outro lado, temos também a existência da chamada doença ocupacional que, por sua vez, mostra-se como sendo um tipo de enfermidade que tem o seu surgimento diretamente relacionado com a atividade profissional que é desenvolvida por um trabalhador em especial.

Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional

Para entendermos de fato qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional, precisamos analisar de maneira criteriosa cada um dos pontos que as envolvem para então termos condições de sabermos o que cada uma representa.

Desta forma, podemos destacar como principais diferenças entre estes dois cenários passíveis de acontecer dentro de um ambiente de trabalho, entre outras, as seguintes realidades:

  • Especificidades da profissão em si;
  • Grau de gravidade da doença provocada;
  • Direitos quanto à permanência no trabalho.

Com qual deles você terá direito ao auxílio previdenciário?

Mesmo com a existência das diferenças que foram apontadas no tópico anterior, podemos dizer que por força da Lei, em ambas as situações o trabalhador possuir direito de receber o auxílio-doença ou mesmo a chamada aposentadoria por invalidez.

No entanto, vale ressaltar o fato de que para se ter acesso a tais benefícios, é necessário primeiramente ser submetido a processos tais como a passagem por uma perícia médica junto a órgãos como o INSS.

Isso se mostra como sendo essencial para que, entre outras coisas, por meio desta seja constatada a veracidade do direito de receber os valores que lhe são devidos com esse tipo de benefício.

Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional: o que diz a legislação?

Neste post em especial, estamos tratando de assuntos relacionados a algumas das características do vínculo empregatício, tais como o direito ao recebimento de valores em algumas situações específicas.

Contudo, assim como ocorre em diversas vertentes do Direito, nestas situações que apontamos em destaque com este conteúdo, por força de Lei é necessário a criação de diligências capazes de comprovar as realidades alegadas pelos respectivos empregados.

Como requerer meus direitos em caso de acidente de trabalho?

Como podemos perceber ao longo de todo este material, quando pretendemos falar sobre qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional, buscamos entre outras coisas relatar os pontos que cada situação apresenta para a vida do empregado.

Neste contexto, apesar de suas particularidades, em ambas as situações o empregado precisa buscar a orientação de um advogado que seja especialista nesta temática do Direito, a fim de que o mesmo possa orientá-lo e fazer valer todos os seus respectivos direitos.

Aqui, na Advogada Trabalhista, você encontra uma especialista nas leis do direito e trabalho entre outros serviços como a consultoria sindical, pois possui vasta experiência neste mercado e, por isso mesmo, se torna capaz de gerar grandes resultados para todos os seus clientes.

Entre em contato conosco, fale com um profissional, venha conhecer nossas condições e serviços e tenha a certeza de estar sendo assessorado(a) por uma advogada que detêm extrema competência para a realização de suas atividades profissionais.

Agora que você já sabe qual a diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional, esteja sempre por dentro das informações do direito para não deixar que eles sejam executados, acompanhe nosso blog.