Indenização por Acidente de Trabalho

Indenização por Acidente de Trabalho

Oferecemos assessoria jurídica de qualidade para quem precisa solicitar indenização por acidente de trabalho, em casos de culpa ou dolo por parte do empregador. 

Essa é uma questão que precisa ser analisada com muito cuidado, especialmente em casos em que houve negligência, aumentando os riscos. 

Portanto, qualquer que seja a gravidade do acidente ou mesmo as consequências, é preciso contar com o apoio de profissionais especializados em Direito Trabalhista

Tipos de acidentes de trabalho que geram indenizações

É importante entender que os acidentes de trabalho são caracterizados de formas diferentes, além disso, há também as doenças do trabalho. São eles: 

  • Típico: quando o trabalhador durante o exercício de sua função se acidente, mesmo estando fora das dependências da empresa, mas sob responsabilidade dela. 
  • Acidente no trajeto: é aquele que acontece durante o trajeto de casa-trabalho-casa, independente do meio de transporte utilizado para tal. 
  • Doença profissional: caracterizado pelo exercício de uma determinada função em que há riscos para a saúde do trabalhador.
  • Doença do trabalho: resultado da forma como o trabalho é realizado, causando lesões variadas no empregado. 

Como identificar o culpado pelo acidente de trabalho?

É importante que um médico perito do trabalho avalie o empregado para saber qual foi a categoria de lesão e sua causa. 

Essa avaliação é imprescindível para que o advogado trabalhista possa entrar com o pedido de indenização por acidente de trabalho, conforme a categoria de lesão e as consequências que ela trouxe. 

Em casos mais graves, o trabalhador pode ficar totalmente impossibilitado de trabalhar, portanto, haverá maiores dificuldades para conseguir o seu sustento ou de sua família.

Indenização por acidente de trabalho: como acionar a justiça?

O trabalhador terá direito ao valor, se provar judicialmente a responsabilidade do empregador no acidente ou mesmo o desenvolvimento de alguma doença laboral.

Para acionar a justiça e ter direito à indenização é preciso procurar um advogado trabalhista para que ele possa orientar e representar o trabalhador. 

É necessário provar para o tribunal do Júri se houve negligência ou mesmo omissão por parte do empregador, que resultou na consequência para o empregado.

Conclusão

A indenização por acidente de trabalho são uma forma de diminuir os prejuízos causados por acontecimentos inesperados. 

É preciso provar a culpa ou omissão da empresa ou ainda, que o acidente aconteceu durante o trajeto de ida ou volta do trabalho. 

Para que todo o processo trabalhista transcorra de forma adequada, é preciso ter uma assessoria jurídica especializada em Direito do Trabalho. 

Dessa forma, todos os procedimentos serão feitos com base legal e as provas serão levantadas com o único objetivo de promover a justiça. 

Onde encontrar o melhor advogado trabalhista em BH ?

A equipe de advogados trabalhistas do escritório de advocacia Thaís D’ Fonseca tem como principal objetivo trabalhar com efetividade para garantir os direitos dos trabalhadores. 

Por isso, somos comprometidos com a qualidade, transparência e eficiência do nosso trabalho, oferecendo o melhor atendimento aos nossos clientes. 

Estamos localizados na grande BH, no entanto, atendemos clientes em todo o estado de Minas Gerais e Brasília, no Distrito Federal, pois disponibilizamos atendimento telepresencial. 

Dessa forma, mesmo estando em regiões diferentes, nossos clientes recebem atendimento personalizado. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

O escritório

Advogada trabalhista com 20 anos ininterruptos de advocacia.
Mestre e Doutoranda em Direito do Trabalho pela PUC Minas, professora das disciplinas de Direito Material e Processual do Trabalho em duas das principais faculdades de direito do Brasil, autora de vários artigos científicos e coautora de livros da área trabalhista.

Pesquisadora de temas do Direito do Trabalho, integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho em Movimento – TREM/UFMG e do Grupo de Extensão e Pesquisa GEPROS/PUC Minas. Membra do Instituto Ítalo Brasileiro de Direito do Trabalho – IIBDT e Conselheira da AMAT – Associação Mineira de Advogados Trabalhistas.

Advoga e atua no seguimento sindical, na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Atendimentos presenciais em Belo Horizonte e on-line (para todo o estado de Minas Gerais e Distrito Federal).

O escritório é composto por demais advogados e advogadas trabalhistas que colaboram na função de defesa dos interesses dos clientes, com experiência em Direito Trabalhista e Direito Sindical.

Para mais informações sobre as Advogada Trabalhista clique aqui!