Indenização trabalhista

Indenização trabalhista

Com o tempo, o pagamento de indenização trabalhista vem aumentando, muito por conta da tomada de consciência dos direitos por parte dos trabalhadores.

Neste sentido, contar com os serviços de um advogado especializado em causas trabalhistas pode fazer toda a diferença no resultado final favorável de ações deste tipo.

Tendo experiência reconhecida nesta vertente do direito, a Dra. Thais D’Afonseca irá te auxiliar, de maneira profissional, em todas as fases de seu processo.

O que é a indenização trabalhista?

A indenização trabalhista nada mais é do que um valor recebido por um trabalhador em decorrência do descumprimento das leis desta área por parte do seu respectivo empregador.

Há uma relação entre o valor com a gravidade da situação analisada. Isso porque, tendo como referência o seu salário, quanto mais danosa esta for para o indivíduo, maior será o valor a ser pago pelo empregador.

Contudo, vale lembrar que, em ocasiões como esta, é de suma importância contar com os serviços de um advogado trabalhista.

Tipos de indenização trabalhista

Por se tratar de um tema complexo, sendo aplicado em diversas situações, as indenizações trabalhistas são subdivididas em categorias, dentre as quais destacamos:

Indenização por acidente de trabalho

Esta modalidade se caracteriza pelo pagamento de valores referentes a situações adversas como quedas, deformações corporais, dentre outras.
Em casos extremos, como a morte do trabalhador, caberá a sua família o direito de requerer este valor, bem como todas as despesas com questões funerárias, por exemplo.

Indenização por dobra de férias

Todos os trabalhadores têm, por direito, aproveitar um período de descanso tendo sido completados doze meses de serviços prestados contados a partir da data de sua admissão.

Ao passar o período de 2 anos sem que seja liberado para tal fim, o empregador passa a estar em débito com o mesmo. Dentro deste cenário, para compensar esta falha, o valor a ser pago ao funcionário deverá ser feito considerando um período de descanso duplicado.

Indenização por demissão sem justa causa

Ocorre quando existe uma rescisão unilateral, por parte do empregador, sem que se tenha motivo justificável, tal como um possível desvio de conduta do empregado.

Indenização trabalhista por dano moral

Têm direito aos valores desta ação aqueles que, no exercício de suas funções, sofrem algum tipo comprovado de humilhação e constrangimento excessivos.

Indenização trabalhista por assédio sexual

Cabem-se os valores, neste caso, em situações que se configuram como abusos de poder relacionados à troca de melhores condições no trabalho por favores íntimos ao empregador.

Advogado trabalhista especialista em indenização trabalhista

Se o seu problema estiver relacionado a questões trabalhistas, conheça os serviços da Dra. Thais D ’Afonseca. Contando com experiência em indenizações trabalhistas, possui o comprometimento com a busca dos direitos por parte dos trabalhadores.

Entre em contato, marque uma consulta e não deixe de reaver os valores que lhe são devidos.